Entre os dias 21 e 26 de julho, a capital piauiense acolheu o 5º Congresso Nacional Missionário de Seminaristas (COMINSE). O evento aconteceu no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, da Arquidiocese de Teresina, e reuniu cerca de 240 participantes entre seminaristas, formadores, reitores e bispos de 79 dioceses e arquidioceses, além de três congregações religiosas.
Celebrando 40 anos de caminhada dos COMISEs (Conselhos Missionários de Seminaristas) no Brasil, o congresso teve como tema “Discípulos da Esperança“, com o objetivo de fortalecer a consciência missionária nos seminários, cultivar a comunhão entre os COMISEs regionais e promover uma formação presbiteral mais sensível, pastoral e comprometida com a missão evangelizadora da Igreja. A programação contou com conferências, painéis temáticos, oficinas, momentos de oração e noites culturais.

O COMINSE contou com a participação de Dom Maurício da Silva Jardim, Bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga e Presidente da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB; Dom José Albuquerque, Bispo da Diocese de Parintins e membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada; Padre Vagner João Pacheco de Moraes, Presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB); e Pe. Alessandro Brandi, representante da Obra de São Pedro Apóstolo, de Roma.
Norte em destaque
A Região Norte teve participação expressiva no evento, em seus respectivos regionais. Entre os representantes do Regional Norte 1 da CNBB destaca-se seminaristas das seguintes Igrejas Particulares: Arquidiocese de Manaus (1), Diocese de Roraima (2), Diocese do Alto Solimões (2), Diocese de São Gabriel da Cachoeira (1), Diocese de Borba (1), Diocese de Coari (1), Diocese de Parintins (1) e Prelazia de Itacoatiara (1).
A presença significativa do Norte reafirma o compromisso missionário da Igreja na Amazônia e o protagonismo de seus seminaristas no processo de construção de uma Igreja mais encarnada, dialogante e sinodal.

O COMINSE 2025 deixa como legado a renovação do ardor missionário nos corações dos futuros presbíteros do Brasil e uma forte mensagem de esperança diante dos desafios da evangelização contemporânea.
Seminarista Lucas Santos Maia (Diocese de Roraima)
Assessor de Comunicação do Comise Labontè