A Pastoral da Pessoas Idosa do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte 1), realiza de 15 a 17 de agosto de 2025 na Maromba de Manaus a Assembleia eletiva 2025. O encontro conta com representantes da arquidiocese de Manaus, as dioceses de Alto Solimões, Coari e Roraima, e as prelazias de Tefé e Itacoatiara. Também estão presentes Sandra Michellim e Almir Michellim, da coordenação nacional da Pastoral da Pessoa Idosa.
Chamado à missão
O tema do encontro é “O chamado à missão: alargando as fronteiras da esperança, da fé e do amor“. Foi iniciado com um momento de espiritualidade, apresentação dos participantes e do andamento da Pastoral da Pessoa Idosa em cada igreja local presente na assembleia.

Ao longo do encontro foi refletido sobre o que é a Pastoral da Pessoa Idosa e a necessidade de formação e reciclagem dos líderes e facilitadores que fazem parte dessa pastoral, assim como as atribuições dos coordenadores em nível estadual e nacional. Os participantes tiveram a oportunidade de dialogar, tirar dúvidas e solicitar esclarecimentos com relação à Pastoral da Pessoa Idosa. A assembleia será momento para eleger a coordenação em nível regional.
Importância da Assembleia Eletiva
A coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, com sede em Curitiba, Sandra Michellim, disse ter trazido para a assembleia “além de motivação, fortalecimento, porque estamos também trabalhando a questão de SIG-PPI, que é o Sistema de Informação e Gerenciamento da Pastoral da Pessoa Idosa, onde o líder registra o acompanhamento”. Junto com isso, ela destacou que “estamos também fazendo uma reciclagem de capacitação de líderes, de facilitadores, e em especial também para a realização da Assembleia Eletiva”, que considera um momento importantíssimo.
A coordenadora nacional recordou que “a Pastoral tem um regimento e um estatuto próprio”, ressaltando a necessidade da renovação. Ela disse se sentir “privilegiada de poder estar participando de um encontro belíssimo organizado pela coordenação estadual e nos recebendo com tanto carinho aqui dentro do regional”.

Igualmente, Vera Gama, coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa no Regional Norte 1, Amazonas e Roraima, destacou a importância da eleição da nova coordenação, assumindo “essa missão de renovar, de incentivar, de acolher e de promover”. Na missão da Pastoral da Pessoa Idosa, ela sublinhou como principal “a visita domiciliar às pessoas idosas e também com a nossa reunião mensal, onde a gente faz toda uma coleta de dados para poder estarmos repassando para a coordenação nacional e, com isso, chega até o Ministério da Saúde para também trabalhar políticas públicas, onde a gente possa desenvolver melhor a qualidade de vida, a atenção para este segmento da pessoa idosa”.