A paróquia Nossa Senhora de Nazaré e São José em Nova Olinda do Norte acolheu nos dias 19 e 20 de setembro de 2025 o Encontro de Implantação e Estruturação da Pastoral Familiar na Diocese de Borba, que contou com mais de 50 participantes das quatro Foranias da diocese. O encontro contou com a presença da Coordenação Regional da Pastoral Familiar no Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte 1), que foram acolhidos pelo bispo diocesano dom Zenildo Luiz Pereira da Silva.
Três anos de processo
A implementação culmina um processo de três anos, sendo o encontro um momento de escuta, em que os participantes partilharam suas motivações e a história da caminhada pastoral na prelazia e agora diocese de Borba, fazendo memória do percurso realizado. Junto com isso, houve momentos de formação sobre a Pastoral Familiar, sua estrutura e funcionamento diocesano e paroquial, com a assessoria do casal coordenador regional, Ronildo Viana e Rosé Ferreira. Eles destacaram a importância da institucionalização da Pastoral, bem como, seu papel evangelizador junto às famílias nas realidades que elas se encontram, acolhendo, acompanhando, discernindo e integrando.

A assessora e articuladora diocesana da Pastoral Familiar na diocese de Borba, irmã Olinda de Jesus, destacou o acolhimento do bispo e do coordenador de pastoral, assim como a presença de cada participante, na busca do fortalecimento da Pastoral Familiar na diocese, em sinodalidade com o Regional. Destacou ainda o compromisso que cada um deve ter com a missão, a partir dos compromissos assumidos.
Atividades presentes na diocese
Foi relatada a caminhada quanto Pastoral Familiar existente na diocese, com coordenações paroquiais em noventa por cento das paróquias e áreas missionárias, as atividades realizadas, como a Semana Nacional da Família e da Vida, a reza do terço em família, momentos de Espiritualidade e acolhimento das famílias em vulnerabilidade.
Os participantes do encontro assumiram a necessidade de ampliar a articulação quanto Pastoral Familiar em toda a diocese. Com o apoio e benção do bispo diocesano, dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, os participantes decidiram constituir a coordenação diocesana da Pastoral Familiar na diocese de Borba para os próximos três anos. Nesse tempo será trabalhada a formação, a preparação e implantação nas paróquias e áreas missionarias, de acordo com as orientações nacionais, como a Guia de Implantação, Itinerários dos Setores, e orientações da Coordenação Regional.
Foi realizado um momento de escuta sobre os primeiros passos a serem dados na diocese. Foi acordado apresentar a coordenação na assembleia diocesana em novembro, elaboração do projeto evangelizador e do calendário de atividades 2026, além de mapeamento da realidade das famílias, visando subsidiar as ações pastoral.

Processo coerente e comunhão
O casal coordenador Regional Norte 1 destacou a importância de um processo coerente e a comunhão e anúncio sobre a Pastoral Familiar, juntos aos bispos e coordenadores de pastorais diocesanos e prelatícios. Eles recordaram que na assembleia Regional Norrte 1, realiza em Manaus de 15 a 18 de setembro de 2025, com apoio do bispo referencial, dom Marcos Piatek, apresentaram o trabalho da Pastoral Familiar como instrumento de evangelização a serviço das famílias. Também, o trabalho realizado em Autazes, por Francisco e Lúcia, casal vice coordenador regional, e o apoio do assessor regional Frei Faustino.
Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva indicou, com o aval da assembleia local, a equipe de articulação diocesana, composta pela irmã Olinda de Jesus e do casal formado pelo diácono permanente Ataíde e sua esposa Alcilene. Seu trabalho, em unidade e comunhão com a coordenação regional, e imprescindível para o avanço do trabalho missionário. Finalmente, os novos passos da Pastoral Familiar na diocese, foram confiados a Nossa Senhora da Amazônia, pedindo que a missão da coordenação diocesana seja duradoura, frutífera e perseverante.