Av. Epaminondas, 722, Centro, Manaus, AM, Brazil
+55 (92) 3232-1890
cnbbnorte1@gmail.com

Comissão de Proteção do Regional Norte 1: Formação para prevenir os abusos

Comissão de Proteção do Regional Norte 1: Formação para prevenir os abusos

O cuidado e proteção das crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis deve ser assumido como prioridade na Igreja católica. De fato, pode se dizer que esse cuidado é a forma de evangelização mais bela que a Igreja pode realizar. Uma constatação que se fez presente na reunião da Comissão Ampliada de Proteção de Crianças, Adolescentes e Adultos Vulneráveis do Regional Norte1, realizada de modo virtual no dia 06 de novembro de 2025, com a participação de representantes das igrejas locais.

Importância da formação

Se busca, movidos pela misericórdia, propagar o direito e a justiça. Nesse caminho, tem se dado passos ao longo do presente ano, segundo foi constatado pelos participantes da reunião. Nessa perspectiva, a formação em diversos níveis é colocada como algo de grande importância. Dentre os desafios, dada a realidade geográfica do Regional Norte 1, é destacado as dificuldades que muitas igrejas locais experimentam para chegar nas paróquias e comunidades do interior.

O trabalho que está sendo realizado ajuda a Igreja católica e a sociedade a acordar diante do sofrimento. É por isso que essa formação, que colocou nas mãos das pessoas uma ferramenta que ajuda a falar com mais propriedade sobre essa realidade, está possibilitando o envolvimento não só da Igreja católica, mas da sociedade civil, dos conselhos tutelares e outras instituições e organismos, aumentando o conhecimento com relação aos abusos. Um aprendizado que está ajudando a multiplicar o conhecimento e assim avançar na proteção.

Consciência do cuidado e da responsabilidade como Igreja

As igrejas do Regional Norte 1 estão assumindo essa dinâmica de formação, trabalhando na catequese, com os catecúmenos e com os pais, essa realidade. Uma formação que ajuda a criar vínculos em nível regional e identificar situações presentes nas comunidades. De fato, no Regional Norte 1, essa consciência do cuidado e da responsabilidade como Igreja já é um processo. Isso faz com que as pessoas se sintam seguras nos espaços eclesiais. O desafio é que essa temática seja refletida e aprofundada nas assembleias diocesanas, nas paróquias e nos diversos níveis. Para isso, se faz necessário que em cada paróquia possa ter uma equipe que possa ajudar à equipe diocesana.

Ao longo do ano, o Manual de Proteção tem sido apresentado nos diversos espaços e realidades eclesiais, ajudando no aprofundamento por parte do clero, da Vida Religiosa, das comunidades de vida, do Seminário, das diversas pastorais. Uma abordagem que foi realizada desde a dimensão da Psicologia. Um trabalho que deve ser constante e contínuo, em vista de incidir e motivar para que o processo de formação se torne permanente em todos os espaços da Igreja do Regional Norte 1. Ainda mais, diante da realidade de algumas igrejas locais, que não conseguiram fazer um trabalho mais sistemático de formação.

Ser cada vez mais espaço de proteção

A Comissão insiste na importância de registrar tudo aquilo que é realizado. Sempre em vista de fazer com que a Igreja católica seja cada vez mais espaço de proteção. Para isso, se enfatiza que é preciso tornar conhecido o Manual de Proteção nos ambientes de Igreja e na sociedade civil, sobretudo na Rede de Proteção, assim como tornar conhecida a equipe Regional e diocesanas, possibilitando o fácil acesso à comissão, ser acessíveis às pessoas.

Para o próximo ano cada igreja local fará um planejamento que ajude a continuar os processos de formação iniciados, bem como criar mecanismos de avaliação. Para ajudar nesse caminho, foram reproduzidos oito mil exemplares do Manual de Proteção para ser trabalhado com os agentes de pastoral e as lideranças, e materiais pedagógicos para serem trabalhados com as crianças e adolescentes. Sempre buscando atingir a todos e avançar no caminho do cuidado e proteção.

Fale Conosco
(92) 3232-1890