Av. Epaminondas, 722, Centro, Manaus, AM, Brazil
+55 (92) 3232-1890
cnbbnorte1@gmail.com

A Cristandade e os cardeais peregrinam ao túmulo de Franciscus

A Cristandade e os cardeais peregrinam ao túmulo de Franciscus

Roma, o centro do cristianismo, sempre foi um local de peregrinação. A Sé de Pedro, o túmulo da maioria dos papas da história da Igreja, há séculos convoca católicos de todos os cantos do mundo. Um chamado que sempre é redobrado nos anos do Jubileu, como está acontecendo neste Ano Santo da Esperança.

Franciscus

No dia em que foi celebrado o Jubileu dos Adolescentes, que junto em Roma mais de 80 mil peregrinos, os olhos do mundo se voltaram para a Basílica de Santa Maria Maggiore, um novo ponto de referência para o catolicismo. Foi lá que Franciscus foi enterrado no último sábado, 26 de abril, como diz a inscrição na laje que cobre seu túmulo simples.

Desde o início do dia, quando bem cedo foi aberto ao público, mais de 30 mil pessoas até a metade da tarde Roma, segundo o Vaticano, formaram longas filas para visitar o Papa que conduziu o destino da Igreja Católica nos últimos 12 anos. “Uma multidão impressionante, como também vimos na Praça de São Pedro”, segundo reconheciam os cardeais após participar das Vésperas Solenes, nas quais a maioria do Colégio de Cardeais estava presente.

Ao lado do Salus Populi Romani

São 134 os eleitores que participarão do Conclave que elegerá o sucessor do primeiro Papa latino-americano, dentre eles o arcebispo de Manaus, cardeal Leonardo Ulrich Steiner. Os cardeais destacam que há um silêncio palpável dentro da Basílica onde o Papa encomendou e agradeceu por cada uma de suas viagens apostólicas, rezando aos pés da Salus Populi Romani, muito perto de onde ele descansa eternamente.

Um túmulo simples, como não poderia deixar de ser, já que desde o início de seu pontificado ele deixou claro que gostaria de uma Igreja pobre para os pobres. Todos os tipos de pessoas, de todas as classes sociais e origens, vêm ao túmulo, “com um recolhimento e um afeto impressionante”, enfatizou um dos cardeais. As vésperas têm sido “um momento de silêncio e oração”, lembrou. De fato, é importante  “todos os cardeais estarem juntos em torno do túmulo de Francisco para dizer nosso último adeus”, disse um dos cardeais.

Fale Conosco
(92) 3232-1890