Av. Epaminondas, 722, Centro, Manaus, AM, Brazil
+55 (92) 3232-1890
cnbbnorte1@gmail.com

Bispos do Regional Norte 1 participam da assembleia da APEC e se reúnem com equipe formativa do Seminário São José

Bispos do Regional Norte 1 participam da assembleia da APEC e se reúnem com equipe formativa do Seminário São José

A Associação Amazônica para a Pesquisa e a Educação Crista (APEC) realizou no dia 19 de setembro de 2025 sua assembleia. A reunião contou com a participação dos bispos do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte 1) e foi apresentado os passos dados pela Faculdade Católica do Amazonas no último ano.

Um olhar voltado para a Amazônia

Após a leitura da ata da última assembleia e a aprovação das contas, foi dada a conhecer a memória académica, mostrando as atividades realizadas pelos mais de 600 alunos que fazem parte da Faculdade Católica no ano 2025. Uma ampla grade de atividades que busca refletir filosoficamente, teologicamente e pastoralmente, sempre com um olhar voltado para a região amazônica, seus povos e sua realidade eclesial.

Os bispos do Regional Norte 1 também se encontraram com a equipe formativa do Seminário São José, onde se formam os futuros presbíteros das nove igrejas locais que fazem parte do regional. 47 seminaristas fazem parte do processo formativo do discipulado e da configuração.

O arcebispo de Manaus e presidente do Regional Norte 1 agradeceu a equipe formativa, uma gratidão que foi manifestada pelos outros bispos, destacando o fato dessa equipe ser constituída por padres de diversas dioceses, algo que enriquece o processo formativo. Igualmente, o cardeal agradeceu os bispos pelo fato de visitar o seminário periodicamente.

Formar na sinodalidade

Um processo formativo que tem como fundamento a sinodalidade e está em harmonia e sintonia com os bispos, segundo o reitor do Seminário São José, padre Pedro Cavalcante, que apresentou aos bispos os seminaristas em suas diversas etapas e os formadores que acompanham cada turma. Igualmente, o reitor mostrou as atividades mais destacadas durante o ano.

Os bispos e os formadores foram intercambiando suas impressões com relação ao processo formativo. Não pode ser esquecido que um elemento que ajuda o Seminário é a proximidades com as igrejas locais, fomentando o envolvimento dos seminaristas na caminhada de suas igrejas de procedência. Os diversos aportes têm ajudado a continuar avançando na missão de formar padres para a Amazônia.

Fale Conosco
(92) 3232-1890