Av. Epaminondas, 722, Centro, Manaus, AM, Brazil
+55 (92) 3232-1890
cnbbnorte1@gmail.com

Dom Samuel participa de encontro de novos bispos da CNBB: Conhecer toda a magnitude da missão do episcopado

Dom Samuel participa de encontro de novos bispos da CNBB: Conhecer toda a magnitude da missão do episcopado

A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza de 7 a 11 de julho na sede da entidade, em Brasília, um encontro com os bispos nomeados no último ano. Com a participação de 13 bispos, 7 deles auxiliares, está presente o bispo auxiliar de Manaus, dom Samuel Ferreira de Lima.

Integrar os novos bispos

O objetivo é integrar os novos membros ao trabalho da Conferência, favorecer a colegialidade e oferecer subsídios sobre a missão episcopal. Os novos bispos foram acolhidos pelo arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, cardeal Jaime Spengler, o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, e o arcebispo de Vitória e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, que apresentou as motivações do encontro.

Dentre as temáticas abordadas, o bispo no Código de Direito Canônico, o Estatuto Canônico da CNBB, e Política de Proteção da Infância e Pessoas Vulneráveis, temáticas apresentadas pelo arcebispo de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, e Frei Alexsandro Rufino, OFM, assessor canônico da CNBB. Com a assessoria do cardeal Jaime Spengler, foi refletido sobre a missão do bispo hoje, dando oportunidade a uma partilha das realidades e os desafios das dioceses no Brasil. Os bispos aprofundaram sobre a o papel do bispo na Iniciação a Vida Cristã, com a assessoria do Pe. Wagner Carvalho, assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

Os bispos irão conhecer os organismos da Igreja no Brasil: Pontifícias Obras Missionárias, Conferência dos Religiosos do Brasil, Edições CNBB, o Centro Cultural Missionário, a Rede Eclesial Pan-Amazônica, o Centro de Formação de Fé e Política. Eles irão participar da Missa de Abertura da Assembleia da CRB, presidida pelo cardeal Leonardo Steiner.

Participação do bispo auxiliar de Manaus

Segundo dom Samuel é um momento de autoconhecimento entre os participantes e de aprimoramento da comunhão fraterna. O bispo auxiliar de Manaus disse estar sendo uma experiência gratificante, dado que “você encontra com irmãos que estão na mesma missão, vivendo a mesma dimensão de início de um pastoreio, de uma missão que lhe é confiada, e que vamos clareando qual é a nossa missão particular, qual é o projeto de Igreja, como é a caminhada na Conferência, quais são os desafios, as responsabilidades, a proposta de trabalho de evangelização”.

O bispo disse estar sendo “uma experiência rica, a gente poder conhecer toda a magnitude que é a missão do episcopado dentro da CNBB, nessa caminhada de ser Igreja no Brasil. dos muitos desafios que se apresentam nas realidades múltiplas que vemos nessa imensidão de país”. Ele insiste em que “está sendo muito rico, gratificante e de um aprendizado muito grande, de a gente poder abrir a compreensão, a percepção da dimensão que é a nossa missão, junto às nossas, comunidades, a diocese onde a gente está servindo”.

Finalmente, dom Samuel afirmou que “vai ser um momento muito rico, cada palestrante traz muitos elementos que vão nos ajudar como instrumentos no exercício do nosso múnus.” Um encontro que pretende ajudar os bispos a refletir sobre como “sermos instrumentos de comunhão eclesial e de trabalharmos a sinodalidade”, segundo o bispo auxiliar de Manaus.

Fale Conosco
(92) 3232-1890