Nos dias 12 e 13 de setembro de 2025 aconteceu o Retiro da Pastoral Carcerária da Prelazia de Tefé. O objetivo do encontro, que contou com a presença de 20 participantes das paróquias de Tefé, Japurá, Fonte Boa e Maraã, foi organizar e fortalecer esta Pastoral na prelazia.
Dias de convívio e aprendizado
No encontro se fizeram presentes o bispo local, dom José Altevir da Silva, a coordenadora assessora da justiça restaurativa da Pastoral Carcerária Nacional, irmã Petra Silvia Pfaller, e o coordenador da Pastoral Carcerária do Regional Norte 1, diácono Leonardo Lucas.

Segundo os organizadores “foram dois dias de convívio e aprendizado e com certeza muito fecundos que animou os participantes.” No encontro foram escolhidos membros de referência para formarem uma equipe a nível de prelazia.
Pastoral estruturada e organizada
Dom José Altevir destaca a importância desse primeiro encontro para reorganizar a Pastoral Carcerária, dado que “até hoje não tinha uma pastoral organizada e não tinha representante da prelazia em outras instâncias”. O bispo destaca a presença da coordenação nacional e regional e da assessoria nacional, assim como o fato de ter sido criada uma equipe grande, bastante diversificada, com a presença de diversas paróquias, “com o intuito de organizar a Pastoral Carcerária, de modo que ela possa trabalhar como Pastoral Carcerária com toda sua estrutura, com toda sua organização”.

Dom José Altevir salientou que “para nós é um sinal de esperança muito grande essa formação que houve neste final de semana.” Mais uma mostra de compromisso na prelazia de Tefé em vista de ser chama viva de esperança e da Misericórdia de Deus com todos os irmãos e irmãs encarcerados.



