A diocese de Parintins celebra em 2025 o Jubileu de 70 anos. Erigida a 12 de julho de 1955, pelo Papa Pio XII, como prelazia de Parintins, foi desmembrada da arquidiocese de Manaus, tendo como padroeira Nossa Senhora do Carmo, sendo confiada aos padres do Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras (PIME). Em 30 de outubro de 1980 a prelazia foi elevada a diocese pelo Papa João Paulo II, no mesmo ano em que foi concluída a Catedral de Nossa Senhora do Carmo.
Peregrinantes com Maria
O Jubileu está fazendo parte da festa de Nossa Senhora do Carmo, que está sendo realizada de 06 a 16 de julho e que em 2025 tem como tema: “Peregrinantes com Maria, a Rainha de toda a Criação”. Maria, que é Mãe da Esperança, guia um festejo, do mesmo modo que guia a caminhada da diocese de Parintins, que iniciou com uma procissão fluvial, uma carreata e o Círio, que conduziu a imagem da padroeira até a Catedral.
O novenário está sendo momento de festa para a Igreja de Parintins, contando com a participação do povo das paróquias, comunidades, pastorais, organismos públicos. Um caminho que será encerrado com a grande festa de dia 16 de julho, que tradicionalmente concentra milhares de devotos, chegados de todos os municípios dessa igreja local.

Missa e Procissão Solene
No dia da festa está previsto diversas celebrações eucarísticas ao longo do dia na catedral de Nossa Senhora do Carmo. A festa será encerrada com a Missa e Procissão Solene, às 17 horas, percorrendo as ruas da cidade de Parintins, onde os devotos acompanham esse momento de fé tão importante na vida dos parintinenses.
A alegria do Jubileu é oportunidade para a Igreja de Parintins agradecer a Deus pelo percurso percorrido ao longo de 70 anos. Uma Igreja missionária, que levou o Evangelho nos rios e igarapés dessa região do Baixo Amazonas com o empenho de muitos homens e mulheres, bispos, padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas, que ao longo dos anos entregaram sua vida para fazer presente o reino de Deus.