A Maromba de Manaus acolhe de 5 a 7 de setembro de 2025 a XVII Assembleia Regional da Pastoral da Juventude, com mais de 30 participantes. O tema que será refletido é “Juventude: espaço de esperança que sonha novos horizontes”, tendo como lema: “O Senhor vai acendendo luzes”.
Avaliação e projeção
Uma assembleia para realizar uma avaliação da caminhada dos três últimos anos, do ponto de vista das lideranças, e fazer uma projeção do próximo triênio com a construção do Puxirum, que é o Plano de Evangelização da Pastoral da Juventude do Regional Norte I AM/RR, segundo dom Tadeu Canavarros, bispo da prelazia de Itacoatiara e referencial da Juventude no Regional Norte 1.

A PJ se encontra presente em todas as Igrejas locais do Regional Norte 1, ao menos com a presença de grupos de base, mesmo que nem todas têm coordenação em nível de Igreja local. Nas bases a Pastoral da Juventude realiza formações de diversos tipos com coordenações de grupo de base, mediante um caminho metodológico dividido em etapas.
Uma Pastoral que no Regional Norte 1 assume em sua mística e espiritualidade as características da região de florestas, rios e serras, sendo espaço de encontro e celebração. Nesse campo da espiritualidade, a formação tem ajudado os jovens no Ofício Divino da Juventude ou a Leitura Orante. Junto com isso, retiros espirituais e encontros de espiritualidade fazem parte da caminhada da PJ, que conta com assessores leigos e religiosos.
Puxirum
Existem dificuldades enquanto às coordenações, que não completam o tempo estipulado por diversos motivos, existindo uma certa dificuldade em encontrar novas lideranças nas Igrejas locais.

O Puxirum, Plano de Evangelização da Pastoral da Juventude do Regional Norte 1 tem como fundamentos a espiritualidade, em vista da valorização dos momentos orantes e celebrativos que afirmam o jeito de ser e rezar dos jovens; a formação e relações, que busca formação de lideranças e processos de identidade da PJ, bem como o acompanhamento e Formação das assessorias; ações transformadoras e missionárias, que visam políticas públicas para a Juventude e dimensão integral da Juventude em sua totalidade eclesial e social; cultura e comunicação, buscando formas de evangelização no mundo contemporâneo com as ferramentas digitais culturais; sustentabilidade, para assim garantir a missão evangelizadora no Regional.