Organizado pelo Dicastério dos Bispos, acontece em Roma, de 3 a 11 de setembro de 2025, o Curso Anual de Formação para Novos Bispos, com a participação do bispo auxiliar da arquidiocese de Manaus, dom Samuel Ferreira de Lima. O curso tem como tema: “Testemunhas e Anunciadores da Esperança fundada em Cristo”.
Uma visão do todo da Igreja
“Uma experiência muito importante e rica pela dimensão que a gente tem da catolicidade da Igreja”, segundo dom Samuel. O bispo auxiliar de Manaus destaca a diversidade de procedências e de ritos entre os participantes, o que “dá uma visão do todo da Igreja”. O encontro é um momento de “animação em vista de nós percebermos, todos iniciantes nesse ministério”, com bispos que ainda não têm sido ordenados.

A programação, que pretende ser uma ajuda para compreender a missão episcopal, iniciou com a introdução ao curso pelo arcebispo de Marselha (França), cardeal Jean-Marc Avelline. Os bispos refletiram, com a assessoria do Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, Seção para as Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo, dom Rino Fisichella, sobre o “Decálogo da Esperança para um Bispo do Ano Jubilar”, que insistiu na necessidade de ir ao encontro do povo com os olhos de Deus e ao encontro de Deus com os olhos do povo. Igualmente, abordaram os “Desafios da Igreja como Testemunha e Força Construtora de Esperança”, com os aportes do Professor Giuseppe De Rita, Presidente da Fundação “Centro Studi Investimenti Sociali – CENSIS”.
Momento de partilha e comunhão
Dom Samuel Ferreira de Lima destaca no curso como “momento de partilha, comunhão, de conhecimentos dos outros nossos irmãos, e das dimensões humanas e religiosas que todos nós vivenciamos nesse novo ministério”. Nessa perspectiva, o bispo destaca os momentos de partilha, que ajudam a pôr em comum “as vivências que cada um teve desde a nomeação e nos primeiros messes de atuação e as expectativas”. Ele insiste na profundidade dos momentos orantes, formativos, que “agregam para nosso serviço muitos valores, uma consciência da missão e também essa comunhão de sermos Igreja, uma Igreja universal, uma Igreja sinodal, uma Igreja a serviço dos irmãos”.
Durante o encontro os bispos têm momentos de diálogo fraterno e encontros por grupos de idioma, assim como encontros com os responsáveis pelos dicastérios. Entre os temas de reflexão está “A Missão na Igreja como Mensagem de Esperança: Um Testemunho”, com a ajuda do arcebispo de Florença, dom Gherardo Gambelli. Igualmente, aparece no programa a reflexão sobre “Um Caminho de Esperança – O Bispo como Construtor de Pontes Culturais no Mundo de Hoje”, com a assessoria do Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, cardeal José Tolentino de Mendonça. A prefeita e o Pró-Prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Ir. Simona Brambilla e cardeal Angel Fernández Artime, abordarão o tema “Vida Religiosa, Profecia de Esperança”. O Reitor-Mor dos Salesianos, dom Fabio Attard, irá refletir sobre “Educar à Esperança – Jovens em Busca de Sentido e de Pontos de Referência”.

Missa Jubilar e Canonização
Os participantes do curso celebrarão a Santa Missa Jubilar com a passagem dos Bispos pela Porta Santa e a veneração das relíquias do Apóstolo, presidida pelo Arcipreste da Basílica de São Pedro, cardeal Mauro Gambetti. Igualmente, com a assessoria do Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, cardeal Víctor Manuel Fernández, refletirão sobre “Os Autênticos Desafios da Sinodalidade”.
No domingo 7 de setembro, os bispos poderão participar da Canonização dos Beatos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis. Com a assessoria do Arcebispo Emérito de Viena, cardeal Christoph Schönborn, será apresentado “O Ministério Episcopal como Testemunho e Anúncio da Esperança Fundada em Cristo”. Também faz parte do programa a reflexão sobre “Esperança e Sofrimento – o Fenômeno Migratório”, com os aportes do Subsecretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Fabio Baggio.

A sinodalidade nas estruturas diocesanas
Os cardeais Sergio da Rocha e Fridolin Ambongo, arcebispos de Salvador de Bahia e de Kinshasa, apresentarão “O Impacto do Caminho Sinodal nas Estruturas, na Vida e na Liderança das Comunidades Diocesanas”. Também será falado sobre o Óbolo de São Pedro, com a assessoria de representantes do Dicastério para a Evangelização, dentre eles o cardeal Luis Antônio Tagle. Os participantes irão receber formação sobre Tutela de Menores, com a assessoria do secretário da comissão, dom Luis Manuel Alí Herrera e dom Filippo Iannone. Junto com isso, o arcebispo de Cagliari e Secretário da Conferência Episcopal Italiana, dom Giuseppe Andrea Salvatore Baturi, abordou “Os Desafios da Administração para o Futuro da Igreja: Corresponsabilidade, Transparência e Solidariedade”. O encontro contará com a presença do Secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, que irá mostrar “O Trabalho da Santa Sé no Mundo Globalizado em favor da Esperança e da Paz”.
No dia 11 de setembro, na Sala do Sínodo, os bispos serão recebidos em audiência pelo Papa Leão XIV. Um encontro que marcará o final do curso.