Av. Epaminondas, 722, Centro, Manaus, AM, Brazil
+55 (92) 3232-1890
cnbbnorte1@gmail.com

Pastoral da Saúde Regional Norte 1 celebra o Dia Mundial do Enfermo

Pastoral da Saúde Regional Norte 1 celebra o Dia Mundial do Enfermo

No dia 11 de fevereiro de 2026, a Pastoral da Saúde do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte 1) celebrou o XXXIV Dia Mundial do Enfermo. Diversas paróquias, áreas missionárias, comunidades e hospitais das dioceses, prelazias e da Arquidiocese de Manaus realizaram missas, visitas, palestras e celebração em alusão as campanhas de conscientização. A data, instituído por São João Paulo II em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes, foi marcada por momentos de carinho, amor e esperança aos irmãos e irmãs enfermos nos hospitais e nas residências.

O Papa Leão XIV recordou que o cuidado com os enfermos é fundamentado na parábola do bom samaritano, no qual o evangelista Lucas convida a olhar o outro com compaixão. Esse olhar compassivo, conduz cada agente de pastoral a aproximar-se e cuidar do outro. Isto quer dizer que, o estilo de vida cristão, baseado no nosso vínculo de amor com Deus, compreende esta “dimensão fraterna, ‘samaritana’, inclusiva, corajosa, comprometida e solidária”.

A missão do cuidado

Na Prelazia de Tefé, aconteceu a missa dos enfermos na Catedral de Santa Teresa D´Ávila e visita ao Hospital Regional de Tefé. O diretor, Dr. Alain Carvalho, expressou a honra de receber a coordenadora da Pastoral da Saúde da Prelazia de Tefé, Sra. Edyana Vieira e o Pe. Rajaomihasina Rolland, que levaram “palavras de fé, esperança e conforto aos nossos pacientes”. O responsável frisou que essas ações fortalecem a “missão de cuidar com excelência, empatia e humanidade”.

“Este momento reforça a importância do cuidado integral, que vai além da assistência física. A presença espiritual e o apoio emocional contribuem significativamente para o bem-estar dos   enfermos, fortalecendo a esperança, reduzindo a ansiedade e promovendo acolhimento em um momento de fragilidade”, disse o médico.

Visita aos hospitais

Em Manaus, a pastoral da saúde da arquidiocese visitou o Hospital Beneficente Português do Amazonas, no centro da cidade. Em São Paulo de Olivença, na Diocese do Alto Solimões, os agentes participaram da celebração e realizaram visitas ao Hospital Municipal Dr. Joviano de Assis Silva, com o acompanhamento de Pe. Marcelo Gualberto.

Além da celebração na Basílica de Santo Antônio, a Diocese de Borba contou com uma palestra em alusão as campanhas de conscientização do mês de fevereiro Roxo e Laranja, enfatizando a doação de medula óssea para tratamento da Leucemia. Este dia nos convida a acolher o sofrimento com fé, reconhecendo nele a proximidade de Cristo e a importância da solidariedade.

Na Diocese de Roraima, a Pastoral da Saúde desenvolve ações de acompanhamento espiritual e apoio às pessoas enfermas e às suas famílias. Segundo Jivaneide Barbosa, coordenadora da Pastoral da Saúde, o trabalho é realizado de forma contínua, o que permite levar conforto ao enfermo e às suas famílias, pois “quando há um doente em casa, não é somente ele que fica fragilizado, mas toda a família e os cuidadores também são abalados emocionalmente”

As campanhas de conscientização

Segundo o site do Governo Federal, durante este mês, as cores roxa e laranja são utilizadas em diversos meios de comunicação com o objetivo de atentar para a conscientização e combate de algumas doenças. A cor roxa foi escolhida para a conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer. Já a cor laranja foi incluída na campanha para conscientizar um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia, ela frisa a importância da doação de medula óssea, pois a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível.

O Lúpus é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. Segundo o Ministério da Saúde, o Lúpus Sistêmico (Les) é a forma mais séria da doença e a mais comum, afetando aproximadamente 70% dos pacientes com Lúpus. A doença afeta principalmente mulheres, sendo 9 em 10 pacientes com o risco mais elevado durante a idade fértil.

Já a Fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. A doença pode aparecer depois de eventos graves como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção. O motivo pelo qual pessoas desenvolvem a doença ainda é desconhecido. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres.

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, ela também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória. O Alzheimer é a causa mais comum de demência – um grupo de distúrbios cerebrais que causam a perda de habilidades intelectuais e sociais. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas têm a doença de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).

A Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que em 2019 a leucemia teve mais de 10 mil novos casos. Os sintomas incluem anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, bem como gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos.

Informações e fotos: Pastoral da Saúde Regional Norte 1

Fontes: https://www.gov.br/cetene/pt-br/assuntos/noticias/campanha-fevereiro-roxo-e-laranja

https://www.monteroraimafm.com.br/noticia/dia-mundial-do-enfermo-pastoral-da-saude-leva-acolhimento-e-conforto-espiritual-na-diocese-de-roraima

Fale Conosco
(92) 3232-1890