A Diocese de Borba deu início ao tempo quaresmal com a celebração da Missa da Quarta-feira de Cinzas e a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2026, realizada na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, na Forania São Marcos.
Neste ano, a Campanha da Fraternidade traz como tema “Fraternidade e Moradia” e como lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), convidando toda a Igreja a refletir sobre a dignidade humana expressa no direito à moradia e no cuidado com os mais vulneráveis.
De acordo com a CNBB (2026), o objetivo geral da Campanha da Fraternidade 2026 é despertar a consciência cristã e social para a promoção da dignidade da moradia, à luz da Palavra de Deus, incentivando atitudes concretas de solidariedade, justiça e compromisso com as comunidades mais vulneráveis.

Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, bispo da Diocese, presidiu a celebração conduzindo os fiéis a uma profunda reflexão sobre o significado da Quaresma e o compromisso cristão com a fraternidade.
Ao destacar a inspiração da Campanha da Fraternidade, o bispo recordou o mistério central da fé cristã:
“A Campanha da Fraternidade tem inspiração no Verbo da Encarnação – ‘E o Verbo se fez carne e habitou entre nós’.”Ele enfatizou que a Igreja aponta caminhos de fraternidade porque ainda há falta de dignidade em muitas realidades, mobilizando os cristãos a não deixarem de ser fraternos, especialmente diante das situações de vulnerabilidade social.

Durante a homilia, Dom Zenildo reforçou o chamado quaresmal à reconciliação: “nesta Quaresma, vamos deixar-nos reconciliar com Deus. Em sua misericórdia, é Ele quem nos reconcilia”. Destacou ainda que a reconciliação é mais profunda que a conversão, pois nasce do encontro com o amor misericordioso de Deus, lembrando que, pela cruz, reconhecemos um Deus apaixonado por nós.
Inspirado pelo Salmo proclamado — “Criai em mim um coração que seja puro” —, convidou os fiéis a viverem intensamente a oração, o jejum e a caridade, bem como a escuta da Palavra de Deus e do clamor do irmão, recordando que todo autêntico caminho de conversão nasce da escuta.

Na abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2026, o coordenador de pastoral diocesano, Ademir Jackson, ressaltou que moradia digna é um direito assegurado e que viver a Campanha é sentir o olhar de Deus sobre as comunidades mais vulneráveis. A celebração marcou o início de um tempo de conversão, solidariedade e compromisso social para toda a Diocese, reafirmando que a vivência da fé passa pelo cuidado concreto com os irmãos e irmãs, especialmente aqueles que mais necessitados.
Francelina Souza – Coordenação da Pascom – Diocese de Borba – AM



