Belo Horizonte acolheu de 20 a 24 de outubro um encontro latino-americano de formadores da etapa propedêutica. Promovido pela Organização dos Seminários Latino-Americanos (Oslam), em colaboração com o Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), mais de 70 participantes, chegados de 11 países da América Latina e do Caribe aprofundaram sobre a primeira fase da formação presbiteral, com especial atenção às dimensões pastoral, espiritual, humana e pedagógica, em sintonia com a nova Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis.
Um sonho antigo
Um dos participantes foi o bispo da diocese de Parintins e referencial da Comissão para o Ministério da Vida Consagrada (CMOVIC) da CNBB, dom José Albuquerque de Araújo. Segundo o bispo, a etapa propedêutica constitui um verdadeiro alicerce da formação sacerdotal. Dom José enfatizou que “este era um sonho antigo: reunir formadores de toda a América Latina. A etapa propedêutica é o ponto de partida, onde se constrói a base humana, intelectual e espiritual do seminarista, para que ele possa avançar com solidez e consciência nas etapas seguintes”.

Segundo o bispo de Parintins, “muitos jovens vêm de realidades familiares e sociais complexas, com diferentes níveis educacionais e pouca experiência pastoral. É necessário acompanhá-los não só no aspecto intelectual, mas também na disciplina, na organização do tempo, na espiritualidade e na vida comunitária”.
Fortalecer a articulação internacional
Dom José Albuquerque sublinhou que a presença de representantes de diferentes países permite conhecer realidades diversas e compartilhar boas práticas. Segundo o bispo, o encontro também foi uma oportunidade para fortalecer a articulação internacional entre seminários, e “nos dá base para continuar com novos cursos, materiais e espaços de intercâmbio entre os seminários do continente”.
Em palavras do bispo da diocese de Parintins, “não podemos olhar apenas para a experiência brasileira. É fundamental ir além, aprender com os desafios e acertos de outros contextos, inclusive do Caribe. Esse intercâmbio de experiências fortalece a formação e contribui para construir uma rede latino-americana de formadores”.

Tempo de graça, de encontro, de partilha
O encontro dá continuidade ao realizado em Bogotá com os formadores dos seminários e mais um realizado virtualmente com os diretores espirituais. O bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom Júlio César Gomes Moreira, assessor do encontro disse ter sido “um tempo de graça, de encontro, de partilha, de formação e de oração”. Segundo ele, “criamos um verdadeiro intercâmbio de experiências e uma consciência de corresponsabilidade no cuidado desta missão tão importante: o acolhimento dos vocacionados que iniciam seu caminho formativo”.
Um encontro que ajuda a “criar um espaço de fraternidade onde os participantes possam compartilhar experiências, refletir sobre metodologias pedagógicas e práticas de acompanhamento espiritual, sem perder a perspectiva de um projeto continental”, segundo o secretário da OSLAM, padre Vagner Moraes. Tudo isso em vista de um projeto latino-americano de formação inicial, adaptável a cada país, que fortaleça o trabalho dos formadores e prepare melhor os seminaristas para o ministério.



