O tradicional Retiro anual do Clero das três Igrejas locais do Regional Norte 1 da calha do Solimões iniciou na noite de 26 janeiro de 2026 se estenderá até o dia 30 de janeiro, na Casa de Retiro Santo Afonso, em Coari, Amazonas. Com a participação de 40 presbíteros e os bispos Dom Adolfo Zon, da Diocese do Alto Solimões, Dom Altevir da Silva, da Prelazia de Tefé e Dom Marcos Piatek, da Diocese de Coari.
Este ano, o retiro é orientado pelo Pe. Adelson Araújo dos Santos, SJ, professor da Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e tem como tema: “Rezando o Caminho Sinodal com as palavras dos papas Francisco e Leão XIV. O retiro se desenvolve a partir dos ensinamentos dos dois papas, especialmente em torno dos três verbos que marcam o caminho da sinodalidade: Encontrar – Escutar – Discernir.

Caminhar juntos na sinodalidade
Na abertura, Pe. Adelson dos Santos destacou que o encontro é um gesto concreto de verdadeira sinodalidade: dioceses e prelazia reunindo seus presbíteros para rezar juntos. Ele lembrou que o retiro é sempre uma oportunidade privilegiada de encontro com Deus, “um tempo de voltar a beber na fonte”. O orientador também advertiu sobre dois riscos espirituais: entrar no retiro acreditando que já está tudo bem, sem necessidade de mudança, ou iniciar desanimado pelas próprias fragilidades, esquecendo de confiar plenamente em Deus.
Exercícios espirituais e passos da oração
Inspirado nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, Pe. Adelson dos Santos ofereceu aos participantes cinco passos para a oração pessoal:
– Escolher o lugar da oração;
– Reconhecer a presença de Deus;
– Meditar o texto bíblico;
– Dialogar com Deus, e
– Anotar a experiência vivida.

Palavra do orientador
O retiro deste ano está ganhando mais relevância, pois Pe. Adelson dos Santos, como amazonense, conhece bem a necessidade de formação do clero em nossa região, sem fugir do olhar orante, próprio do retiro, consegue trazer elementos da formação permanente, algo que todos nós precisamos. Ele afirma que o documento final do Sínodo da Sinodalidade recorda que:
“O sínodo não se encerrou com a realização da assembleia, mas continua na sua fase de atuação, à qual todas as igrejas particulares estão chamadas a se comprometer. Neste sentido, creio que as dioceses de Coari e do Alto Solimões, junto com a prelazia de Tefé, por meio de seus respectivos bispos, estão de parabéns pela iniciativa de reunir o clero dessas três igrejas para vivenciarem juntos o retiro anual do clero, que este ano teve como tema ‘Os passos espirituais do caminho sinodal’. Para mim, como orientador do retiro, foi uma alegria testemunhar essa experiência bem concreta de sinodalidade e de poder trazer aos meus irmãos sacerdotes e aos bispos presentes uma reflexão baseada na palavra de Deus e no magistério dos Papas Francisco e Leão XIV”, explicou Pe. Adelson dos Santos, SJ.

Acolhida
O clero participante expressa gratidão ao Dom Marcos Piatek, bispo da Diocese de Coari, pela acolhida cuidadosa e pelo zelo em garantir que o retiro seja um espaço fecundo de oração e renovação espiritual.

Deus ilumine nossos passos no caminho da espiritualidade sinodal.
+ Altevir, CSSp
Bispo da Prelazia de Tefé



