Na manhã do dia 23 de junho de 2026, três membras da Pastoral da Pessoa Idosa do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram na sede da CNBB para refletir e fortalecer o compromisso da pastoral, no contexto de escuta e caminhar juntos.
O encontro contou com a participação da coordenadora regional da PPI, Cecy Tomaz, das assessoras Lilia e Teresa, e de Ir. Rosiene Gomes, articuladora regional das Pastorais Sociais. No início da reunião, as participantes realizaram uma breve apresentação e uma memória da trajetória da Pastoral da Pessoa Idosa no Regional, desde os seus primeiros passos.

Além disso, enfatizaram alguns desafios persistentes como a escassez de recursos para realizar encontros formativos e a capacitação para novas lideranças na pastoral. Embora existam dificuldades relacionadas às longas distancias e a realidades diversas, conquistas significativas mantêm viva a missão da pastoral. O fruto da dedicação e do comprometimento das coordenações locais e dos líderes se revela por meio das visitas e do acompanhamento às pessoas idosas em suas comunidades.
A reunião enfatizou a importância de fortalecer os laços de comunhão entre as coordenações das Dioceses, Prelazias e da Arquidiocese. Como sugestão para aprofunda a ligação entre as nossas Igrejas Locais estão os encontros formativos online. Como oportunidade de ajudar a ampliar a participação, superar barreiras e consolidar a caminhada da Pastoral da Pessoa Idosa no Regional Norte 1.
Para além de uma reunião administrativa, o encontro foi um verdadeiro exercício de comunhão e corresponsabilidade com os caminhos pastorais. É uma confirmação da Pastoral da Pessoa Idosa como parte viva da Igreja. Com a PPI, a Igreja assegura sua proximidade, escuta e valorização da presença e da sabedoria das pessoas idosas, como testemunho cristão nas comunidades.



